sábado, 31 de maio de 2008

Francês



O Francês continua a despertar o interesse dos jovens. A comprová-lo, está o testemunho de alguns jovens estudantes universitários que pela sua abertura à Europa e ao mundo, podem servir de exemplo a alunos que procuram a sua via de formação futura.
Dos mais variados cursos desde a área de Turismo, passando pelo curso de Filosofia e Cinema até ao Curso de Línguas, todos são unânimes em afirmar que a Língua Francesa reveste-se de uma grande importância. Efectivamente, dentre as várias línguas mundiais, o Francês continua a ser um caso da representatividade considerável São vários os países da francofonia que vão desde a Europa, passando pela África e América até à Polinésia Francesa. Actualmente, o prestígio da língua francesa permanece vivo, não obstante a expansão do Inglês.
Os jovens que se queiram aventurar para fora do país têm à sua disposição várias ofertas de emprego que contemplam áreas como telecomunicação, marketing, jornalismo…
Na sua maioria, estas ofertas exigem o domínio de línguas. Feito um estudo empírico, verifica-se que depois do Inglês, a língua mais pedida é o Francês.
Actualmente, muitos jovens correm atrás da ilusão da aprendizagem do espanhol. Contudo, é necessário que sejam alertados para a impossibilidade do prosseguimento de estudos desta língua nas escolas secundárias, da cidade, visto que estas oferecem apenas o nível de iniciação.
Depreende-se dessa forma que, ao contrário do que se veicula, o Francês continua a ser uma língua falada em todos os continentes.

O grupo de Francês

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia do Agrupamento



Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas André Soares está de parabéns!

A comemoração de mais um Dia do Agrupamento foi a constatação de que o empenho de todos é a garantia do sucesso! A alegria, a dedicação, a disponibilidade por todos demonstrada transpareceu, deixando muito ténues os constrangimentos com que, por certo, muitos se debateram para levar adiante as diversas actividades. A participação dos Encarregados de Educação aumentou, nos alunos foi evidente o contentamento. O pavilhão gimnodesportivo foi palco de excelentes actuações gímnicas, os aplausos energéticos, o dinamismo excelente! Os mais pequeninos mostraram-nos castelos de encantar, o seu mundo de sonhar! O Agrupamento enriqueceu!!!


Bem haja!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Guião das Provas de aferição

A pedido publica-se aqui o endereço para baixar o guião para os professores aplicadores

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Concurso literário - "Multiculturalidade"


Todos os alunos da Escola E.B. 2,3 André Soares podem concorrer, na modalidade prevista para o escalão a que correspondem, respeitando as disposições expressas no Regulamento.

Consulta atentamente o Regulamento e deixa voar a tua imaginação...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Prémio atribuído a alunos do 8º B

A pedido dos premiados do 8º B publica-se o seguinte texto:

===================================================================

O nosso grupo foi nomeado pelo blogue "Horários Escolares" como um dos 7 novos melhores blogues de alunos/turmas nacionais. Estamos muito agradecidos ao administrador deste blogue e prometemos-lhe que tudo vamos fazer para sermos nomeados, mais vezes, como um blogue de excelência. Este prémio foi também atribuído ao grupo "krasojope", o que deixa a nossa turma muito orgulhosa, é fruto do árduo trabalho que nós temos desenvolvido ao longo do ano, basta ver pelo número de posts e informação incluída no nosso blogue. O número de visitas continua a subir muito, o que muito nos agrada. Agradecemos a todos os visitantes do nosso blogue e aos comentários que fizeram aos nossos posts, visto que isso dá-nos, cada vez mais, força para obter esta nomeação. O intercâmbio de ideias é sempre enriquecedor e promove o sucesso educativo. Estamos no bom caminho. Somos o orgulho da nossa D.T.


Visitem. www.jjms.blogs.sapo.pt

www.horariosescolares.blogs.sapo.pt

www.krasojope.blogs.sapo.pt

=====================================================================

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Recolha de Óleo alimentar usado


Recolha de Óleo alimentar usado

Objectivos
  • O objectivo do projecto é a sensibilização para a reutilização de um resíduo doméstico – Óleo alimentar usado;
  • Dar a conhecer todo o processo em causa, desde a produção até à sua aplicação como matéria-prima e as implicações ambientais do seu encaminhamento inadequado ;
  • Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade pelos resíduos produzidos.
Os óleos alimentares produzidos em Portugal têm como principal destino o sistema de esgotos, solução esta que não é de todo adequada a nível ambiental:

- provoca grandes problemas de entupimento e obstrução nas canalizações e sistemas de drenagem dos edifícios, nas redes públicas de saneamento e colectores municipais, bem como a corrosão das tubagens e materiais de drenagem. Tal situação, além de afectar o seu correcto funcionamento, cria também problemas para a saúde e segurança dos edifícios.

- a presença de óleos e gorduras nos efluentes e águas residuais provoca um ambiente desagradável com graves problemas ambientais de higiene e maus cheiros, para além dos inúmeros impactos negativos ao nível da fauna e flora envolventes.

- dificulta o desempenho/funcionamento eficiente das estações de tratamento de água (ETAR), aumentando consideravelmente o consumo de energia, além de implicar manutenções e limpezas mais frequentes nos equipamentos de separação de óleos e gorduras, associadas a gastos consideráveis de tempo neste tipo de operações

Valorização do óleo alimentar usado:

Produção de Sabão
O sabão é um produto utilizado sobretudo para a higiene pessoal e para lavar determinados objectos.
Este é geralmente o resultado da reacção química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio) e ácidos gordos. Esta reacção é denominada saponificação. Os ácidos gordos estão presentes em diversos compostos entre eles os óleos alimentares usados.

Produção de Biodiesel

O Biodiesel é um combustível líquido que se obtém a partir de matérias-primas renováveis, tais como óleos ou gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados. As suas características químicas são semelhantes às do gasóleo de origem fóssil.
A designação “Biodiesel” refere-se, geralmente, aos monoésteres metílicos obtidos por transesterificação metílica dos óleos e gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados.
Este biocombustível apresenta inúmeras vantagens quer a nível ambiental quer a nível de utilização automóvel. Destaca-se a diminuição de dióxido e monóxido de carbono durante o processo de combustão e a melhor lubrificação do motor, etc

Como colaborar

Existem na nossa Escola – na entrada, - Oleões, que têm sido utilizados para recolha dos óleos alimentares usados que trazes de casa. Quando cheios, o óleo é transportado por um recolhedor, que procede ao seu tratamento adequado, e depois o encaminha a uma empresa que o utiliza na produção de sabão e biodiesel.

Regras de utilização do Oleão:
  1. Para o armazenamento do óleo deves continuar a utilizar um recipiente de plástico ou equivalente.
  2. Evitar a utilização de recipientes de vidro.
  3. Garantir que o recipiente utilizado se encontra fechado para evitar contaminações e derrames.
===========
Veja o panfleto
===========