sexta-feira, 10 de outubro de 2008

IndieJúnior - Programa Escolas

Ao Agrupamento

Nos termos da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86) a educação promove o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, formando cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva.

Nesse sentido, a escola assume-se como um espaço privilegiado de educação para a cidadania integrando e articulando na sua oferta curricular disciplinar e não disciplinar, experiências de aprendizagem diversificadas que compõem o currículo nacional, entendido como o conjunto de aprendizagens e competências, integrando os conhecimentos, as capacidades, as atitudes e os valores a desenvolver pelos alunos.

Com base nos pressupostos enunciados, a DGIDC encomendou à Associação Zero em Comportamento a produção de um conjunto de materiais que permitissem a utilização do cinema em sala de aula como instrumento pedagógico. Dessa proposta resultou a produção do "IndieJúnior – Programa Escolas", uma colecção de filmes de curta-metragem dirigida aos alunos do Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, acompanhada de fichas de exploração pedagógica.

Os filmes que integram a colecção são, na sua totalidade, obras premiadas em festivais importantes como Berlim ou Veneza e a colecção, composta por 5 DVD com filmes (num total de 29 curtas-metragens) e um CD com propostas de exploração pedagógica. A colecção está organizada de acordo com critérios de adequação aos grupos etários, níveis de ensino e programas vigentes.

Previamente à sessão pública de apresentação da colecção aos professores, agendada para 30 de Outubro de 2008, 10.30h, no Cinema S. Jorge em Lisboa, a DGIDC procederá à distribuição da colecção IndieJúnior – Programa Escolas pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do Continente.

No endereço www.indiejunior.com os professores podem encontrar informações adicionais sobre o IndieJúnior – Programa Escolas e proceder à inscrição para estarem presentes na sessão pública de apresentação da colecção e de formas possíveis de exploração dos materiais. No mesmo endereço será também disponibilizado um espaço para diálogo e partilha de experiências na utilização dos materiais.

A Subdirectora-Geral

Jesuína Ribeiro

 

Diálogo Intercultural


Caros sócios, amigas e amigos da Civitas Braga.
Em nome da organização desta semana temática sobre a América Latina,
no âmbito de 2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural, anexo
Programa-Covite.
Agradecemos a vossa presença e divulgação.
Saudações.
Margarida Vilarinho