sexta-feira, 10 de outubro de 2008

IndieJúnior - Programa Escolas

Ao Agrupamento

Nos termos da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86) a educação promove o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, formando cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva.

Nesse sentido, a escola assume-se como um espaço privilegiado de educação para a cidadania integrando e articulando na sua oferta curricular disciplinar e não disciplinar, experiências de aprendizagem diversificadas que compõem o currículo nacional, entendido como o conjunto de aprendizagens e competências, integrando os conhecimentos, as capacidades, as atitudes e os valores a desenvolver pelos alunos.

Com base nos pressupostos enunciados, a DGIDC encomendou à Associação Zero em Comportamento a produção de um conjunto de materiais que permitissem a utilização do cinema em sala de aula como instrumento pedagógico. Dessa proposta resultou a produção do "IndieJúnior – Programa Escolas", uma colecção de filmes de curta-metragem dirigida aos alunos do Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, acompanhada de fichas de exploração pedagógica.

Os filmes que integram a colecção são, na sua totalidade, obras premiadas em festivais importantes como Berlim ou Veneza e a colecção, composta por 5 DVD com filmes (num total de 29 curtas-metragens) e um CD com propostas de exploração pedagógica. A colecção está organizada de acordo com critérios de adequação aos grupos etários, níveis de ensino e programas vigentes.

Previamente à sessão pública de apresentação da colecção aos professores, agendada para 30 de Outubro de 2008, 10.30h, no Cinema S. Jorge em Lisboa, a DGIDC procederá à distribuição da colecção IndieJúnior – Programa Escolas pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do Continente.

No endereço www.indiejunior.com os professores podem encontrar informações adicionais sobre o IndieJúnior – Programa Escolas e proceder à inscrição para estarem presentes na sessão pública de apresentação da colecção e de formas possíveis de exploração dos materiais. No mesmo endereço será também disponibilizado um espaço para diálogo e partilha de experiências na utilização dos materiais.

A Subdirectora-Geral

Jesuína Ribeiro

 

Diálogo Intercultural


Caros sócios, amigas e amigos da Civitas Braga.
Em nome da organização desta semana temática sobre a América Latina,
no âmbito de 2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural, anexo
Programa-Covite.
Agradecemos a vossa presença e divulgação.
Saudações.
Margarida Vilarinho



sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Projecto "Estrada com Vida"



Numa perspectiva de Educação para a Cidadania, foi celebrado um Protocolo de Cooperação no âmbito da Segurança Rodoviária, entre a DREN e o Governo Civil de Braga, que abrange todas as turmas de 5.º ano e cerca de 20.000 alunos deste distrito. Esta acção visa a diminuição da sinistralidade rodoviária no distrito, daí chamar-se «Estrada com Vida».

 

Basicamente o projecto consiste na realização de actividades de formação nas escolas de trânsito do distrito; em Braga essas actividades realizar-se-ão às 3.ª e 5.ª feiras. As turmas, durante uma manhã ou durante uma tarde, terão uma «aula teórica» e uma aula prática. Os alunos recebem no final uma «carta de condução» e material informativo e os professores, que devem acompanhar os alunos e participar nas actividades, receberão do Governo Civil de Braga um «certificado de participação» e documentação.

 

Neste momento estamos a contactar as escolas e a elaborar a grelha de calendarização das visitas das várias turmas; neste contacto telefónico recolhemos o número de turmas de 5.º ano e o número de alunos por turma e combinamos a data da visita; posteriormente, as escolas devem enviar o nome dos professores que acompanham as turmas à Escola de Trânsito para jorgelage@portugalmail.com.

 

Depois de elaborada a grelha, esta será remetida a cada Agrupamento para que dela tenham conhecimento. O Governo Civil, na manhã ou tarde do dia indicado, colocará um autocarro personalizado para transporte gratuito dos alunos.

 

Com os melhores cumprimentos,

 João Sérgio M. Rodrigues

Coordenador

Equipa de Apoio às Escolas do Alto Cávado

Direcção Regional de Educação do Norte

 


Professor Titular 2008 - Apresentação da candidatura aos concursos especial e extraordinário

Informação

Está disponível no site da DGRHE em ESCOLAS > CARREIRA > CONCURSO TITULARES > 2008 (http://www.dgrhe.min-edu.pt/Portal/WebForms/Escolas/PDF/ConcursoTitulares2008/Nota1.pdf)
Nota informativa Nº1 - Apresentação da candidatura aos concursos especial e extraordinário de 12/09/2008.



domingo, 1 de junho de 2008

Francês



O Francês é uma língua latina, próxima do Português, falada por 175 milhões de pessoas em todos os continentes. É também uma das línguas das cidades europeias, Bruxelas, Estrasburgo e Luxemburgo, onde estão sediadas as principais instituições comunitárias: Comissão, Parlamento e Tribuna.


Saber falar Francês é, assim, uma mais-valia:

... para os teus estudos - acesso a bibliografias em áreas de especialidade; formação em instituições de renome nos países francófonos;

para a tua futura vida profissional - a França é o 2º cliente e o 3º fornecedor de Portugal;

para seres um cidadão do mundo - descobrindo a actualidade sob outro prisma e partilhando experiências, sentimentos e projectos com os outros.

sábado, 31 de maio de 2008

Francês



O Francês continua a despertar o interesse dos jovens. A comprová-lo, está o testemunho de alguns jovens estudantes universitários que pela sua abertura à Europa e ao mundo, podem servir de exemplo a alunos que procuram a sua via de formação futura.
Dos mais variados cursos desde a área de Turismo, passando pelo curso de Filosofia e Cinema até ao Curso de Línguas, todos são unânimes em afirmar que a Língua Francesa reveste-se de uma grande importância. Efectivamente, dentre as várias línguas mundiais, o Francês continua a ser um caso da representatividade considerável São vários os países da francofonia que vão desde a Europa, passando pela África e América até à Polinésia Francesa. Actualmente, o prestígio da língua francesa permanece vivo, não obstante a expansão do Inglês.
Os jovens que se queiram aventurar para fora do país têm à sua disposição várias ofertas de emprego que contemplam áreas como telecomunicação, marketing, jornalismo…
Na sua maioria, estas ofertas exigem o domínio de línguas. Feito um estudo empírico, verifica-se que depois do Inglês, a língua mais pedida é o Francês.
Actualmente, muitos jovens correm atrás da ilusão da aprendizagem do espanhol. Contudo, é necessário que sejam alertados para a impossibilidade do prosseguimento de estudos desta língua nas escolas secundárias, da cidade, visto que estas oferecem apenas o nível de iniciação.
Depreende-se dessa forma que, ao contrário do que se veicula, o Francês continua a ser uma língua falada em todos os continentes.

O grupo de Francês

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia do Agrupamento



Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas André Soares está de parabéns!

A comemoração de mais um Dia do Agrupamento foi a constatação de que o empenho de todos é a garantia do sucesso! A alegria, a dedicação, a disponibilidade por todos demonstrada transpareceu, deixando muito ténues os constrangimentos com que, por certo, muitos se debateram para levar adiante as diversas actividades. A participação dos Encarregados de Educação aumentou, nos alunos foi evidente o contentamento. O pavilhão gimnodesportivo foi palco de excelentes actuações gímnicas, os aplausos energéticos, o dinamismo excelente! Os mais pequeninos mostraram-nos castelos de encantar, o seu mundo de sonhar! O Agrupamento enriqueceu!!!


Bem haja!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Guião das Provas de aferição

A pedido publica-se aqui o endereço para baixar o guião para os professores aplicadores

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Concurso literário - "Multiculturalidade"


Todos os alunos da Escola E.B. 2,3 André Soares podem concorrer, na modalidade prevista para o escalão a que correspondem, respeitando as disposições expressas no Regulamento.

Consulta atentamente o Regulamento e deixa voar a tua imaginação...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Prémio atribuído a alunos do 8º B

A pedido dos premiados do 8º B publica-se o seguinte texto:

===================================================================

O nosso grupo foi nomeado pelo blogue "Horários Escolares" como um dos 7 novos melhores blogues de alunos/turmas nacionais. Estamos muito agradecidos ao administrador deste blogue e prometemos-lhe que tudo vamos fazer para sermos nomeados, mais vezes, como um blogue de excelência. Este prémio foi também atribuído ao grupo "krasojope", o que deixa a nossa turma muito orgulhosa, é fruto do árduo trabalho que nós temos desenvolvido ao longo do ano, basta ver pelo número de posts e informação incluída no nosso blogue. O número de visitas continua a subir muito, o que muito nos agrada. Agradecemos a todos os visitantes do nosso blogue e aos comentários que fizeram aos nossos posts, visto que isso dá-nos, cada vez mais, força para obter esta nomeação. O intercâmbio de ideias é sempre enriquecedor e promove o sucesso educativo. Estamos no bom caminho. Somos o orgulho da nossa D.T.


Visitem. www.jjms.blogs.sapo.pt

www.horariosescolares.blogs.sapo.pt

www.krasojope.blogs.sapo.pt

=====================================================================

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Recolha de Óleo alimentar usado


Recolha de Óleo alimentar usado

Objectivos
  • O objectivo do projecto é a sensibilização para a reutilização de um resíduo doméstico – Óleo alimentar usado;
  • Dar a conhecer todo o processo em causa, desde a produção até à sua aplicação como matéria-prima e as implicações ambientais do seu encaminhamento inadequado ;
  • Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade pelos resíduos produzidos.
Os óleos alimentares produzidos em Portugal têm como principal destino o sistema de esgotos, solução esta que não é de todo adequada a nível ambiental:

- provoca grandes problemas de entupimento e obstrução nas canalizações e sistemas de drenagem dos edifícios, nas redes públicas de saneamento e colectores municipais, bem como a corrosão das tubagens e materiais de drenagem. Tal situação, além de afectar o seu correcto funcionamento, cria também problemas para a saúde e segurança dos edifícios.

- a presença de óleos e gorduras nos efluentes e águas residuais provoca um ambiente desagradável com graves problemas ambientais de higiene e maus cheiros, para além dos inúmeros impactos negativos ao nível da fauna e flora envolventes.

- dificulta o desempenho/funcionamento eficiente das estações de tratamento de água (ETAR), aumentando consideravelmente o consumo de energia, além de implicar manutenções e limpezas mais frequentes nos equipamentos de separação de óleos e gorduras, associadas a gastos consideráveis de tempo neste tipo de operações

Valorização do óleo alimentar usado:

Produção de Sabão
O sabão é um produto utilizado sobretudo para a higiene pessoal e para lavar determinados objectos.
Este é geralmente o resultado da reacção química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio) e ácidos gordos. Esta reacção é denominada saponificação. Os ácidos gordos estão presentes em diversos compostos entre eles os óleos alimentares usados.

Produção de Biodiesel

O Biodiesel é um combustível líquido que se obtém a partir de matérias-primas renováveis, tais como óleos ou gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados. As suas características químicas são semelhantes às do gasóleo de origem fóssil.
A designação “Biodiesel” refere-se, geralmente, aos monoésteres metílicos obtidos por transesterificação metílica dos óleos e gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados.
Este biocombustível apresenta inúmeras vantagens quer a nível ambiental quer a nível de utilização automóvel. Destaca-se a diminuição de dióxido e monóxido de carbono durante o processo de combustão e a melhor lubrificação do motor, etc

Como colaborar

Existem na nossa Escola – na entrada, - Oleões, que têm sido utilizados para recolha dos óleos alimentares usados que trazes de casa. Quando cheios, o óleo é transportado por um recolhedor, que procede ao seu tratamento adequado, e depois o encaminha a uma empresa que o utiliza na produção de sabão e biodiesel.

Regras de utilização do Oleão:
  1. Para o armazenamento do óleo deves continuar a utilizar um recipiente de plástico ou equivalente.
  2. Evitar a utilização de recipientes de vidro.
  3. Garantir que o recipiente utilizado se encontra fechado para evitar contaminações e derrames.
===========
Veja o panfleto
===========





terça-feira, 22 de abril de 2008

Exposição sobre o 25 de Abril de 1974

Entre os dias 24 de Abril e 7 de Maio, esta escola apresentará uma exposição alusiva ao 25 de Abril de 1974. Esta é da responsabilidade da disciplina de História e Geografia de Portugal e para a sua realização foi preciosa a colaboração do grupo disciplinar de Educação Visual e Técnológica .Esta exposição está aberta a toda a comunidade escolar.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Dia Mundial da Saúde – 7 de Abril


O Dia Mundial da Saúde evoca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é o esforço mais visível desta organização para chamar a atenção para uma problemática global escolhida anualmente.

A primeira Assembleia da Saúde Mundial criou o evento, em 1948, que é comemorado a 7 de Abril desde 1950.

O tema escolhido para 2008 A protecção da saúde face aos efeitos das alterações climáticasassenta no reconhecimento de que as alterações climáticas colocam ameaças cada vez mais sérias à saúde pública global.

De acordo com a OMS, as alterações climáticas são responsáveis pelo aumento do risco de contrair, por exemplo, malária, que atinge actualmente cerca de 40 por cento da população do mundo.

As mudanças no uso da terra estão a colocar 840 milhões de pessoas em risco de má nutrição e um a dois biliões de pessoas que vivem em latitudes mais elevadas enfrentam um maior risco de cancro da pele e depressão do sistema imunitário, devido ao esgotamento do ozono estratosférico
"As alterações ambientais globais constituem a principal nova categoria de perigo para a saúde, destacando-se principalmente as mudanças sistemáticas induzidas pelo homem no sistema natural e outros processos que sustentam a saúde e a vida".

veja como reduzir o seu impacto aqui
Para mais informações, por favor, consultar: www.who.int/world-health-day/en/

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Curso Moodle na plataforma

Agora encontra-se disponível para os professores do agrupamento um local onde podem aprender a utilizar a plataforma. Este curso, da responsabilidade da equipa CAI, é um projecto em construção que agora está a dar os primeiros passos.  Para além de poder  ver vídeos demonstrativos , poderá ter acesso a documentação relevante assim como levantar dúvidas e sugerir conteúdos para o futuro.
Sózinho ou com outros colegas do seu grupo,
invista em si e no futuro, aprendendo como lidar com esta tecnologia.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

lei anti-tabaco


A nova lei de prevenção do tabagismo entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2008. Estabelece, como regra geral, a proibição de fumar em espaços públicos fechados e locais de trabalho. Tem em vista garantir a protecção da saúde dos frequentadores e trabalhadores nesses espaços. Obtenha mais informações em www.dgs.pt

RESPIRE BEM !

PREFIRA AMBIENTES SEM FUMO

QUE O NOVO ANO SEJA PLENO DE SAÚDE!!!