sábado, 31 de maio de 2008

Francês



O Francês continua a despertar o interesse dos jovens. A comprová-lo, está o testemunho de alguns jovens estudantes universitários que pela sua abertura à Europa e ao mundo, podem servir de exemplo a alunos que procuram a sua via de formação futura.
Dos mais variados cursos desde a área de Turismo, passando pelo curso de Filosofia e Cinema até ao Curso de Línguas, todos são unânimes em afirmar que a Língua Francesa reveste-se de uma grande importância. Efectivamente, dentre as várias línguas mundiais, o Francês continua a ser um caso da representatividade considerável São vários os países da francofonia que vão desde a Europa, passando pela África e América até à Polinésia Francesa. Actualmente, o prestígio da língua francesa permanece vivo, não obstante a expansão do Inglês.
Os jovens que se queiram aventurar para fora do país têm à sua disposição várias ofertas de emprego que contemplam áreas como telecomunicação, marketing, jornalismo…
Na sua maioria, estas ofertas exigem o domínio de línguas. Feito um estudo empírico, verifica-se que depois do Inglês, a língua mais pedida é o Francês.
Actualmente, muitos jovens correm atrás da ilusão da aprendizagem do espanhol. Contudo, é necessário que sejam alertados para a impossibilidade do prosseguimento de estudos desta língua nas escolas secundárias, da cidade, visto que estas oferecem apenas o nível de iniciação.
Depreende-se dessa forma que, ao contrário do que se veicula, o Francês continua a ser uma língua falada em todos os continentes.

O grupo de Francês

Sem comentários: